| Descrição |
Inserido no núcleo mais compacto da Freguesia de Trevões, onde o conjunto dos edifícios de valor histórico e patrimonial calculado entre solares, capelas e igrejas é um dos mais ricos do concelho de S. João da Pesqueira, insere-se um dos solares mais “modernos”, construído em 1857. Trata-se Solar de Manuel de Almeida Coutinho e Lemos, irmão do 1º Barão do Seixo.
O espaço é murado e a entrada faz-se por um portão de ferro. O jardim fica em frente à casa, voltado para sul e será provavelmente da altura, ou não muito posterior, da construção da casa. É compartimentado por canteiros delimitados por pedras e possui uma ou duas árvores de grande porte, sendo possível identificar um Ligustrum sp.. Existem outras árvores mais pequenas e a partir das quais não é clara a definição do desenho de plantação.
É perceptível que o lugar está devoluto e que a manutenção do jardim faz-se esporadicamente ao nível do controlo da vegetação infestante, no entanto o desenho dos canteiros parece ter perpetuado ao longo dos tempos.
[SC, 10/2007]
|