| Descrição |
O Santuário de S. Salvador do Mundo é constituído por dez pequenas ermidas e está situado num alto cabeço de montanha vivamente rochosa. Com um ambiente único, tanto no espaço em si como nas vistas que proporciona, constitui um miradouro único para o rio Douro e para as encostas cobertas de vinhedos.
A fundação do santuário seria em 1594, quando o eremita Gaspar da Piedade escolheu este lugar para sua morada e sepultura, a casa ou cova do ermitão, de dimensões mínimas para uma pessoa, em rocha integrada na envolvente natural.
Segundo Ilídio de Araújo, “Teria falecido o velho eremita em 1615 com 95 anos de idade, andando o seu nome ligado também à fundação do Santuário de N. S. de Jerusalém, em Sanfins do Douro. A gruta em que viveu seria aquela onde hoje se encontra a capela da Senhora da Livração, e a ermida por ele levantada situar-se-ia no sítio da actual capela principal, ampliada provavelmente no século XVIII e reconstruída já perto do final do século XIX. Foi muito provavelmente durante o século XVIII que no imponente cabeço rochoso foram construídas as restantes ermidas, três abaixo da capela principal e duas no cimo do cabeço, uma das quais dedicada à Virgem sob a invocação da Senhora da Graça.”
[AS]
|