Arte Paisagista no Norte de Portugal

Inventário de Sítios de Interesse

Ficha de Inventário

Referência: POAM0034
Designação: Casa de Pascoais (ou Pascoaes)
Tipologia: Jardim Privado / Quinta de recreio
Propriedade: Privada
Distrito: Porto
Concelho: Amarante
Freguesia: Gatão - São João
 
Uso Actual: Na actualidade, o primeiro piso encontra-se reservado a turismo de habitação.
 
Descrição
Casa onde viveu e morreu Teixeira de Pascoais, no lugar de Pascoais, do qual o Poeta colheu o seu meio pseudónimo.

A quinta tem, actualmente, uma área de aproximadamente 20 ha, estando grande parte desta destinada à agricultura – milho, laranjal e vinha.

O acesso ao Solar faz-se pelo lado Nascente, atravessando um jardim composto por canteiros delimitados por buxo-anão, pontuados por camélias e laranjeiras. Daqui avista-se o imponente arco granítico da entrada, com brasão de família e estátuas no seu topo, uma de corpo inteiro no centro e vários bustos nos lados, dispostos simetricamente. Á direita da estátua central estão figuras masculinas e á sua esquerda figuras femininas.

Somos assim conduzidos para esta entrada que se abre para um amplo terreiro envolvido pelo edifício de três alas e dois pisos. O corpo central apresenta uma escadaria centrada, revestida a azulejo.

Um outro jardim de buxo talhado encontra-se localizado na parte posterior da ala central do edifício. Jardim de acesso reservado aos residentes onde se destacam dois elementos de água: um tanque de granito e uma fonte admirável, decorada em granito figurando um retábulo barroco com frontão interrompido, dois santos e dois peixes pela boca dos quais brota água límpida proveniente da mina que aqui aflora.

Este jardim, construído anteriormente ao da entrada, apresenta algumas árvores de grande valor ornamental, entre elas destacam-se as Camelia reticulata, Ulmus pendula, Cotinus coggygria, Acer palmatum e uma enorme Lagestroemia indica.

Uma ramada com colunas de granito leva-nos a um Mirante – pequeno edifício, assente sobre um socalco de 4 metros, sob o qual temos acesso, por uma escadaria de 17 degraus, ao laranjal da quinta. Este Mirante, com grandes janelas viradas para o vale, foi um dos lugares de eleição do poeta, oferecendo vistas que se estendem para lá do vale do Tâmega até ás Serras do Marão e Aboboreira.

Este sítio apresenta-se íntegro e bem conservado, embora com alguns sinais de uma deficiente manutenção. Esta é mais notória nas sebes de buxo e percursos do jardim poente, provavelmente por ter um acesso mais restrito.

[LR, 23/07/2007]
 
Informação
Adicional:
 
Campo de Edição
Pública:
  clique para introduzir informação sobre este sítio
 
Fotos Levantamento 2005/2007
Imagens de Arquivo