Arte Paisagista no Norte de Portugal

Inventário de Sítios de Interesse

Ficha de Inventário

Referência: VRVR0387
Designação: Jardins da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Tipologia: Campus universitário
Propriedade: Pública
Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Real
Freguesia: Folhadela
 
Uso Actual: Campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Jardim Botânico
 
Descrição
O Campus da UTAD nasce em 1975, em Vila Real, com a aquisição da Quinta dos Prados, hoje com cerca de 95 hectares, sendo uma paisagem de diferentes tipologias de ocupação, distinguindo-se áreas agrícolas; matas; escarpas do rio Corgo; áreas edificadas; áreas de circulação pedonal e rodoviária; áreas expectantes; núcleo de valor patrimonial correspondente ao núcleo da Quinta preservado e valorizado; jardins de enquadramento, bem como as colecções temáticas que integram o Jardim Botânico da UTAD – assim reconhecido desde 1988 pela Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos.

O jardim é uma criação evolutiva de Luís Torres de Castro, onde a exuberância e expressividade da composição com a vegetação se destaca.

Ao desenvolvimento do Campus sempre prevaleceram os critérios de ordenamento relacionados com a preservação dos solos de maior aptidão agrícola; a inserção dos edifícios e estacionamentos em situação de encosta, minimizando os impactes visuais e ambientais; a implantação de espaços verdes, «procurando-se a naturalização do espaço construído e a sua integração na paisagem, a valorização da expressão arquitectónica dos edifícios, a definição e enquadramento de áreas com vocações diversas, a camuflagem de ângulos desfavoráveis e a exaltação dos mais interessantes, a amenização de factores ambientais adversos e a criação de logradouros e de salas de estar, ao ar livre, para convívio, estudo e repouso, funcionando como prolongamento e expansão, no exterior, das áreas cobertas» [TORRES DE CASTRO 2005].

O Campus da UTAD é um importante recurso ao dispor do ensino e investigação, tendo assumido especial importância no estabelecimento, em 1998, da Licenciatura em Arquitectura Paisagista.

«Um espaço raro no contexto português, onde constrangimentos se transformam em oportunidades e se excitam os sentidos com ciência» [MARQUES 2005].


Referências:
TORRES DE CASTRO, Luís (2005). Os Jardins da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. UTAD. ISBN 972-669-627-5
MARQUES, Paulo F. (2005). Prefácio. in Os Jardins da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. UTAD. ISBN 972-669-627-5v
 
Informação
Adicional:
TORRES DE CASTRO, Luís (2005). Os Jardins da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Vila Real. UTAD. ISBN 972-669-627-5

Jardim Botânico da UTAD

Departamento de Arquitectura Paisagista da UTAD
 
Campo de Edição
Pública:
  clique para introduzir informação sobre este sítio
 
Fotos Levantamento 2005/2007
Imagens de Arquivo