| Descrição |
O Jardim do Calvário, actualmente denominado de Parque Abel Botelho em homenagem ao diplomata e escritor que ali nasceu, é um verdadeiro miradouro sobre a paisagem do Rio Távora. Situa-se a poente do cemitério de Tabuaço, junto à capela de Santa Bárbara, na periferia do núcleo urbano de Tabuaço. Aqui terminavam os Passos de uma Via-sacra e, ainda hoje, se encontram neste local cinco cruzes em granito. Há quem afirme que foi aqui que se iniciou o povoamento da vila.
A zona central do jardim apresenta um afloramento rochoso, as cinco cruzes e uma plantação frondosa de espécies vegetais composta, sobretudo, de Ciprestes-de-Portugal e Medronheiros. Aqui se classificaram, recentemente, como pertencentes à Idade do Ferro, as gravuras ou inscrições nos afloramentos graníticos há muito conhecidas. Este núcleo central está envolvido por sebes arbustivas (ligustrum) talhadas e faz parte de um traçado geral de carácter biomórfico, com caminhos de arcos bem traçados, definindo canteiros relvados com grupos de plantas anuais, alguns delimitados por sebes arbustivas podadas (o que dificulta a leitura do traçado e altera o carácter do lugar) e pontuados por Ciprestes-de-Portugal, bem desenvolvidos.
Em quase todo o limite do parque, a bordadura é feita com sebes talhadas acompanhadas de alguns alinhamentos de Tílias.
No final dos anos de 1990, procedeu-se à requalificação do parque no que diz respeito aos pavimentos (tendo-se substituído o saibro por pequenos cubos de granito), iluminação pública e rega.
[SC, 08/2007]
|