| Descrição |
Localizada a Sul da vila de Favaios, esta quinta situa-se a meia encosta envolvida por extensas vinhas e por uma grande mata de significativa qualidade ornamental, de onde se destacam tílias, ciprestes, pinheiros mansos, carvalhos pardos e cedros, todos de grande porte.
Ao aproximarmo-nos da propriedade, avista-se uma imagem do conjunto, de grande qualidade paisagística, marcada pela presença da casa e da vegetação que a envolve.
Deparamo-nos com um imponente portal, encimado por pedra de armas, e um caminho que nos conduz ao terreiro da casa, de origem setecentista e arquitectura notável. Daqui pode-se aceder à área agrícola a partir de uma rua, a nascente da casa, marcada pela presença de grandes tílias.
O elemento de maior interesse deste conjunto situa-se, contudo, a poente da casa. Trata-se de um jardim sobreelevado ao qual se acede por um estreito lanço de escadas a partir do terreiro. É um jardim murado, interiormente com caleiras junto aos muros, que fazem parte da antiga estrutura hidráulica da propriedade e, em particular, da deste jardim onde se incluem fontes e tanques. O seu traçado formal, hoje desaparecido, estaria submetido à lógica da água, com um pequeno lago redondo com repuxo ao centro de onde, possivelmente, irradiariam dois eixos ortogonais. Ainda hoje o eixo principal pode ser percebido pela existência de uma fonte em granito com espaldar de embrechados cujo padrão enquadra um pequeno nicho. Actualmente, o jardim destaca-se pelo conjunto de vegetação exótica, de muito grande porte, provavelmente plantada no século XIX, quando o gosto pelo romantismo e exotismo dominou a corrente estética de então. De um traçado formal o jardim evoluiu para uma feição naturalizada e pitoresca.
Embora não existam vestígios da existência de outros jardins associados à casa, encontra-se na sua proximidade elementos de grande interesse como um conjunto de grandes tanques ou árvores de interesse ornamental a pontuar o espaço, sendo de destacar uma grande tília tomentosa no lado sul da casa.
A habitação e o jardim encontram-se em muito mau estado de conservação que contrasta com o aspecto cuidado das vinhas. |