Arte Paisagista no Norte de Portugal

Inventário de Sítios de Interesse

Ficha de Inventário

Referência: VILA0324
Designação: Casa dos Viscondes da Várzea
Tipologia: Jardim Privado / Quinta de recreio
Propriedade: Privada
Distrito: Viseu
Concelho: Lamego
Freguesia: Várzea de Abrunhais
 
Uso Actual: Quinta de produção agrícola e vitivinícola, hotel rural.
 
Descrição
Transposto o portal brasonado da Quinta dos Viscondes da Várzea, percorre-se um longo caminho, ladeado por vinhedos, oliveiras e árvores de fruto, até à casa. A propriedade, organizada em amplos socalcos, tem uma área total de 180ha.

O solar, com corpo encaixado no declive terreno foi, recentemente, adaptado a hotel rural. A capela surge afastada do corpo da casa, numa zona mais elevada e a partir da qual se obtêm excelentes vistas sobre a quinta e a paisagem circundante. A rodear a capela, encontram-se canteiros de arbustos e árvores de grande porte.

Próximo da casa, e assinalando a chegada a esta, encontram-se notáveis Cedrus libanii e Cedrus libanii s. atlantica que contribuem decisivamente para o perfil da propriedade e para a sua afirmação na paisagem. O amplo terreiro em saibro é rematado, a noroeste, pela fachada principal da casa e pelo muro que se prolonga a partir deste alçado e onde, ritmadamente, se encaixam bancos e alegretes em cantaria de granito. Do lado oposto, o terreiro é rematado por um alto muro, que sustenta um socalco superior com vinhas, e no qual está embutido, junto às escadas de acesso à capela, um vetusto fontanário de espaldar, em granito, com duas bicas que jorram água para um tanque em forma de meia-laranja. A amplitude deste terreiro rectangular, definido e conformado pelas estruturas construídas que o limitam, é contrariada pela existência, na sua zona central, de um conjunto de canteiros, desenhados a buxo anão e preenchidos com plantas anuais que tornam este espaço muito colorido. Pelas suas características formais e pelo porte das árvores mais antigas aí existentes, é provável que este ajardinamento do terreiro se tenha realizado nas primeiras décadas do século XX.

O jardim principal encontra-se no socalco a sudeste da casa, em articulação com o seu piso inferior. É um jardim formal, rectangular, disposto ao longo de toda a fachada da casa, também delimitado por muros de suporte que definem esse socalco, e, pela sua tipologia e nível de desenvolvimento, foi presumivelmente construído ou modificado no século XX, possivelmente por altura do ajardinamento do terreiro e plantação dos grandes cedros. Apresenta um traçado geral simétrico, definido por canteiros de buxo anão, a partir de um elemento central - um lago em cantaria de granito, com repuxo, que se pensa ser proveniente do mosteiro de Salzedas. Os canteiros de buxo são cuidadosamente delineados e, no seu interior, evidencia-se a plantação de roseiras e flores de várias cores, que dão um particular interesse ao jardim. São de referir também três camélias de porte significativo. Os patamares inferiores acolhem latadas, pomares e estruturas novas ou adaptadas às novas funções turísticas do hotel rural.

[SC, 10/2007]
 
Informação
Adicional:
 
Campo de Edição
Pública:
  clique para introduzir informação sobre este sítio
 
Fotos Levantamento 2005/2007
Imagens de Arquivo