| Descrição |
A Quinta das Nogueiras é uma propriedade com cerca de 6 hectares, dos quais 4 são ocupados por vinhedos. A área restante é ocupada por edifícios e jardins. O conjunto edificado é composto pela casa principal, construída na segunda metade do século XVIII e ampliada no final do século XIX, e capela. A actual casa dos caseiros foi a primeira residência dos proprietários, edificada no séc. XVIII e apresentando pedra de armas na fachada principal.
A casa da quinta das Nogueiras foi propriedade de Dona Antónia Adelaide Ferreira, que aqui faleceu em 1896. É actualmente propriedade de António Bernardo Ferreira, descendente da «Ferreirinha».
A propriedade organiza-se em socalcos. Alguns deles, na proximidade imediata da casa, acolhem jardins contemporâneos com o período das obras de ampliação da casa.
O portão principal da quinta, a sudeste da propriedade, conduz-nos para a frontaria do edifício. No patamar que lhe é superior, e ao qual se acede por escadas superiormente ladeadas por duas imponentes palmeiras, encontra-se um jardim marcado pela presença de um pequeno tanque em granito circular, contornado por canteiros de buxo.
Um outro jardim ocupa o patamar a sul da casa, enquadrando-a. O jardim organiza-se em torno de uma enorme fonte em granito, com repuxo, que ocupa uma posição central no jardim. Quatro grandes canteiros de buxo dispõem-se de modo simétrico em redor deste elemento polarizador. Ao nível da vegetação, destacam-se exemplares de azáleas, geometricamente posicionadas em torno da taça, e ainda loureiros, camélias, tamargueiras. Limitando este conjunto, encontra-se um conjunto de várias espécies arbóreas delimitado por uma fiada de buxo. Num patamar superior, a poente, encontramos um outro espaço ajardinado, delimitado também por buxo e pontuado por laranjeiras.
A quinta é atravessada por um ribeiro que abastece de água a propriedade. Para aproveitamento da água do ribeiro foi construído um grande tanque em granito e um imponente fontanário que formam um conjunto de grande interesse, reforçado pelos muros do socalco em que se inserem, o pavimento, as escadas, os bancos e as caleiras de distribuição de água, todos em granito bem talhado.
Junto à casa dos caseiros existe uma pequena horta com um tanque.
[SB] [TM] |