| Descrição |
A fachada principal virada a sul integra-se em harmonia com um amplo terreiro em gravilha pontuado por um grande Carvalho, que promove vistas para a paisagem adjacente a poente, funcionando como um miradouro. No lado mais a nascente do terreiro encontra-se uma fonte em granito onde está localizado uma pequena estatueta de um santo. Em frente ao terreiro e mais a sul está um pequeno e gracioso jardim de quatro cantos em buxo topiado, preenchido com roseiras, com uma taça de água ao meio, e está separado do terreiro por um murete que integra algumas namoradeiras. Sabe-se, que existiu outrora outro jardim no lugar em que o actual ocupa, onde se encontrava um muro mais alto entre o jardim e o terreiro. Lateralmente ao jardim e alinhado com a capela está a entrada principal da propriedade.
No lado poente e um pouco recuado em relação ao edifício existe um outro jardim mais singelo, que por informação prestada por D. Maria Emília de Azeredo Pinto e Melo este surgiu por obra de sua bisavó, e que os da casa nomeiam-no por “Jardim do Baloiço”. Este tem um alinhamento de Agapantos que nos conduz para o interior de um pequeno souto denso, onde se encontra um mesa para merendas.
Sabe-se também, por informação da proprietária, que o actual jardim é dos finais da década de 50 do séc. XX, e o autor do projecto foi um membro da família, o arquitecto Francisco Carlos Azeredo.
[SB]
|