| Descrição |
O Parque florestal, actualmente um parque público, localiza-se na margem esquerda do Rio Tâmega. Foi criado em 1917 por iniciativa de Lago Cerqueira que na altura era presidente do Município. Os viveiros do parque tiveram um papel fundamental no repovoamento arbóreo da serra do Marão.
É um espaço com três hectares de vegetação frondosa e diversificada e de espaços diferenciados de recreio. As alamedas de tílias, de faias, de plátanos, de carvalhos e áceres assim como os muros de pedra seca que delimitam zonas de estadia são de grande importância na estrutura e desenho do parque. Existem outras espécies menos vulgares como a laranjeira-de-osage (Maclura pomifera) e a sequóia-gigante (sequoidendron giganteum). As salvias, as azáleas, os agapantos, os relvados e algumas sebes de buxo e de escalónia ornamentam a composição dos estratos mais baixos.
O parque tem alguns edifícios antigos, erguidos na mesma altura para apoio aos administradores e guardas. Sabe-se que a primeira casa dos serviços florestais foi construída em 1918.
Em tempos, apenas se abria este espaço ao público uma vez por ano. Uma vez ou outra aqui se realizaram bailes de gala para as individualidades de Amarante e da região. Actualmente, o espaço é socialmente muito vivido e procurado por diversas faixas etárias que aqui fazem caminhadas, piqueniques e desfrutam do lugar. O parque infantil e o campo de ténis que aqui encontramos são equipamentos de apoio ao recreio mais activo.
[SC, 08/2007]
|